julho 01, 2018

A real punk is punk on the inside

postagens que apaguei :

Vim falar sobre filmes hoje e como eu amo demais essa cultura punk. Mas uma coisa de cada vez. Assisti mais filmes que gostaria de falar um pouco sobre, como Castelo no Céu (1986) primeiro longa do icônico Studio Ghibli que é uma das coisas mais lindinhas do mundo (todos do são né, vamos ser sinceros studio ghibli pisa). E o ultimo que vi e achei tão divertido, é um filme francês chamado Amor e Consequência (2003) em PTBR. Ele tem um visual muito parecido com Amelie Poulain esteticamente falando mesmo com aquele filtro amarelinho e até os efeitos especiais. Enfim, talvez talvez eu faça um post falando sobre eles mas o foco aqui é outro.

Vamos lá. SLC Punk! (1998) é um filme de comédia que foca na vida de dois amigos punks de south lake city, é mais focado no Stevo (cabelo azul) que vem de uma família rica, com boas notas e propostas para faculdade. E na vida de um tipico vandalista punk com as festas, os shows e todo o resto que vem com isso. Mesmo sendo um filme de comédia (de um certa forma) ainda sim tem uns diálogos  incríveis, que mesmo cheios de sarcasmo são tão bons. Acho que essa é uma palava boa para descreve-lo sarcasmo.

Fala sobre amor, liberdade, juventude, politica, religião e tudo o que se tem direito. Umas das cenas que eu mais gostei foi sobre um debate voltado a cultura punk. Com aquele pergunta clássica: Onde tudo começou? E como essa cultura foi comercializada (como tudo não é mesmo). E simplismente terminando com, e isso importa?  É só musica!
Outra coisa, o nome do Stevo foi inspirado no Stephen Egerton do Descentes. E o filme é muito autobiográfico, o roteirista e diretor James Merendino afirmou que tanto os acontecimentos quanto os personagens foram baseados em coisas que viveu na juventude e pessoas que conheceu. E bem, por ser um filme sobre punk rock pode ser esperar muito punk rock na trilha, que é maravilhosa. 
PS: Mesmo que eu tenha falado exclusivamente sobre o Stevo, o meu preferido com toda a certeza é o Heroin Bob, que isso fique claro. 

É um filme muito divertido, mesmo que você não tenha interesse ou não conheça sobre muita coisa sobre punk e etc, eu recomendo fortemente. É bem divertido, muito bem feito, dinâmico, rápido... é impossível ficar entediado. Ah! Eu amo filmes assim. 
O próximo, The Punk Singer (2013) é um documentário sobre a incrível Kathleen Hanna, Vocalista do Bikini Kill, Le Tigre, Julie Ruin e uma das pioneiras do movimento Riot Grrrl. Eu nem sei como começar a falar disso aqui, de tão maravilhoso que é. Mostra desde do comecinho do Bikini Kill lá em 1990, até o começo de Julie Ruin em 2010.

GIRLS TO THE FRONT Bikini Kill foi uma das primeiras bandas de punk feminista na cena, pelo menos as mais conhecidas. É tão lindo ver como tudo começou, garotas que amavam punk rock e com força de vontade. Mesmo sem saber tocar seus instrumentos (mas vamos ser sinceros, essa é uma das melhores partes). GIRLS TO THE FRONT era a frase que a Kathleen falava antes tocar alguma musica. Nos clubes o publico era majoritariamente homens o que resultava em garotas saindo machucadas e abusadas. Com tudo isso, a banda junto com outras artistas criaram o movimento Riot Grrrl, que incluía musica, zines, festivais de punk e musica feminista a etc. 

A partir dai é mais focado na vida da Kathleen mesmo, o porque do fim do Bikini Kill. Seus outros projetos e a pausa da carreira em 2005. Lembrando que ela é casada com o Ad-Rock do Beastie Boys, e como ela lidou e lida com esse amor e etc. A Kathleen é uma pessoa incrível! Vale muito a pena conhece-la. 



É claro que tem muito e muito mais sobre, mas não quero deixar o post tão grande. Esse doc me inspirou demais! Uma porque adoro punk rock e mulheres no punk rock é lindo de se ver. Outra porque eu sempre fui apaixonada por zines, desde que soube o que era sempre tive uma vontade enorme de fazer um. Ja fiz alguns na verdade mas nem os considero de tão ruins que ficaram. E outra que é completamente empoderado, de verdade. Eu não tenho palavras pra descrever o quanto é bom. Recomendo pra todas (todos também, não faz mal)

Tá, esse foi a postagem mais completa que ja escrevi, meu Deus o que aconteceu? Espero escrever tanto assim de novo. Espero que tenham gostado viu, de verdade. Mesmo achando que tenha ficado muito cansativo, mas se você leu pelo menos até a metade eu agradeço de mais. Muito Obrigada. 

Beijos. love always.


6 comentários:

  1. escreve sobre filmes sempre que puder (e quiser, claro)! os filme do estudio ghibli são amorzinhos S2 não conheço esse filme francês mas quero saber mais sobre ele, gosto muito de amélie a fotografia é fantástica mesmo mas acho que a história é melhor ainda. filme todo é incrível.

    gosto muito e tenho curiosidade também de movimentos e contracultura, punk, anarquia... conhecia essas filmes da internet, e já tinha os dois na lista. só tinha uma ideia realmente do que era de the punk singer. agora vou dar prioridade de assistir eles logo, fiquei mais animada pra ver!

    penso a mesma coisa de zine! acho super legal, sempre quero fazer um super duper, todos que eu já fiz nem da pra considerar um zine de verdade odkasopask mas eu tenho esse objetivo de fazer no minimo um muito bom ate o fim do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vou sim! Obrigada pelo apoio! Recomendo muito o francês, eu me surpreendi muito assistindo é bem cara da Amelie mesmo.
      AAAAH! Que incrível saber que você se interessa por isso hahaha, eu sou muito apreciadora da cultura punk mas enfim, quando você assistir me fala o que achou por favor!!!! Eu vou adorar saber!
      Zines são tão lindos, eu quero muito fazer um. Vou tentar fazer nessas férias.
      Obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  2. AAAAAAAA guria!!! tu é daora demais eu to apaixonada por aqui e pelo seu gosto e eu simplesmente te segui em todas as redes sociais não me ache uma louca por favor.
    eu não sou muito aprofundada no movimento punk, mais no riot grrrl mesmo. deus é mulher e deus é kathleen hanna. (eu tenho uma tatuagem sobre o movimento hue)
    VAMO SER MIGS!!!! BEIJOS BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAHHH MEU DEUS!!! HAHAHA, não te acho louca não que isso. Fico imensamente feliz que você tenha gostado!
      Tambem não sou aprofundada mas amo demais. ME MOSTRA POR FAVOR!!!!!!!
      Vamos sim!!!! Bjs bjs!! Obrigada por comentar, me deixou bem feliz!

      Excluir
  3. aaaaa esteph, que post maravilhoso! atendeu a todos os critérios bia de avalição de post, sendo eles 1) ser longo (check)e 1) ter recomendações de filmes/música etc (check) então parabéns!!! ashgjkajk brincadeirinha, mas tá maravilhoso de vdd!
    confesso que nunca assisti nenhum dos filmes que você citou. se "castelo no céu" for o que eu tô pensando, acho que até comecei... de qualquer forma, pretendo assistir todos, com exceção do francês porque filmes franceses + eu não são uma mistura muito boa sabe? ajskhajks MAS JÁ QUE É VOCÊ QUE TÁ INDICANDO eu vou ver sim eventualmente...
    zines são a sua cara, esteph! faz algumas e publica aqui pra genteeee, eu iria adorar <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bia eu te amo, obrigada por tudo! Quero fazer posts mais longos, fico feliz que passei no teste! yeah!
      Ai bia filme francês é assim mesmo, mas recomendo esse acho que você vai gostar viu. Vê ele dublado mesmo, não tem problema!
      obg bia, vou procurar fazer um sim viu, obg <3

      Excluir